top of page

Corpo do cantor Gabriel Diniz é liberado do IML de Sergipe

  • Allan Procópio
  • 27 de mai. de 2019
  • 4 min de leitura

Após queda de aeronave de pequeno porte, corpo passou por necrópsia que constatou politraumatismo. Gabriel será velado e sepultado em João Pessoa, na Paraíba, nesta terça.



ree
Gabriel Diniz canta em gravação do programa 'SóTocaTop', da TV Globo, no Rio de Janeiro, em julho de 2018 — Foto: Fábio Rocha/TV Globo

O corpo do cantor Gabriel Diniz foi liberado às 21h desta segunda-feira (27) do Instituto Médico de Sergipe de Sergipe (IML), em Aracaju, com destino a João Pessoa (PB), onde será velado e sepultado nesta terça-feira (28). Ele e os outros dois ocupantes morreram na queda de um avião de pequeno porte no povoado Porto do Mato, em Estância, na região sul do estado, no início da tarde desta segunda-feira.


Os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) às 18h15. O diretor do IML, José Aparecido Cardoso, informou que as três vítimas sofreram politraumatismo. "Todos estavam bem machucados. Trauma torácico, trauma abdominal e várias fraturas", disse. Gabriel Diniz e os pilotos, Linaldo Xavier e Abraão Farias, foram oficialmente identificados.

Na noite do último domingo (26), Gabriel Diniz havia feito um show em Feira de Santana (BA). O cantor estava indo encontrar a família para comemorar o aniversário da namorada, Karoline Calheiros, que completa 25 anos nesta segunda. Por esse motivo, ele pegou o avião para Maceió.


O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi acionado por volta das 12h32 desta segunda. Equipes da PM e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local do acidente numa embarcação dos bombeiros, já que a área é de difícil acesso, de mangue e mata fechada.

ree
Documento de Gabriel Diniz encontrado em local de queda de avião — Foto: Reprodução/ Jornal Hoje

"Encaminhamos a equipe do Corpo de Bombeiros de Estância, do GTA, da Defesa Civil de Estância com o apoio de órgãos locais de segurança. Ao chegar no local foi constatada a queda da aeronave. A equipe de Estância fez o resgate das três vitimas, entre elas o cantor Gabriel Diniz. Houve dificuldade porque a aeronave caiu em uma área de mangue ainda com um pouco de água porque a maré não estava vazia. Os corpos estavam dentro da aeronave e estavam com muitas escoriações.", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilfran Mateus.


Em nota, a produtora de Gabriel Diniz afirmou:

"A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com está triste notícia que pegou todos de surpresa nessa manhã, 27. Com muito pesar confirmamos a morte do Gabriel Diniz. O cantor estava em um bimotor que caiu no sul do estado de Sergipe no começo dessa tarde. Sua alegria estará para sempre em nossos corações! Não deixaremos perder a sua irreverência jamais, você conquistou uma nação com o seu trabalho e carisma!".


O cantor tinha apresentações agendadas para esta quarta-feira (29) e esta quinta-feira (30) em São Paulo. Depois, estavam previstos shows em Afrânio (PE), Areia Branca (SE), Salvador e Belém.


ree
Documentos do avião encontrados no local do acidente em Sergipe — Foto: Reprodução/Jornal Hoje

Aeronáutica vai investigar o acidente

A Aeronáutica irá investigar as causas do acidente com o avião em que estava Gabriel Diniz.


Em nota, o órgão informou que "investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizarão a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-KLO, ocorrido nesta segunda-feira (27/5), em Estância (SE)".


A ação inicial é "o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", diz o comunicado.


A investigação do Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. Não há prazo para as investigações terminarem.

---------- PUBLICIDADE -----------

Avião estava regular na Anac mas não tinha autorização para táxi aéreo


Documentos achados no local do acidente ao lado do passaporte de Gabriel Diniz mostram que a aeronave é um monomotor Piper Cherokee prefixo PT-KLO, fabricado em 1974, com capacidade para quatro lugares e registrado em nome do Aeroclube de Alagoas.


A assessoria de imprensa do aeroclube informou que o avião estava com a manutenção em dia e em perfeito estado de conservação.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que o avião estava em situação regular.


"A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião acidentado nesta segunda-feira (27), em Sergipe (SE), estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020", diz o comunicado.


O avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos.

A aeronave, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Anac, só pode ser usada para voos de instrução.


ree
Abraão Farias e Linaldo Xavier, diretores do Aeroclube de Alagoas, pilotavam o avião onde estava o cantor Gabriel Diniz, e que caiu no interior de Sergipe — Foto: Reprodução/Facebook

Aeronaves da categoria "Privada – Instrução" só podem ser usadas para instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil, segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil. Isso significa que não podem ser utilizadas para táxi aéreo, por exemplo.


Segundo um dos diretores do Aeroclube de Alagoas, conhecido como Bebeu, a aeronave não era utilizada para táxi aéreo ou frete, apenas para instruções. Abraão Farias, um dos pilotos que morreu no acidente, seria amigo de Gabriel Diniz e teria ido passar o fim de semana com o cantor em Salvador. Na volta, ofereceu uma carona ao artista.


Bebeu disse que os diretores do aeroclube têm autonomia para pagar combustível do próprio bolso e fazer o uso pessoal do avião.

Linaldo Xavier, que também morreu no acidente, tinha três anos de experiência como piloto. Já Farias era piloto desde 2012.


ree
Avião que caiu com Gabriel Diniz — Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na noite desta segunda-feira (27) haver indícios de que o avião que caiu com o cantor Gabriel Diniz em Sergipe (SE) fazia táxi aéreo irregular. A agência também suspendeu as operações do Aeroclube de Alagoas, dono do avião. Outras 9 aeronaves que pertencem ao aeroclube foram interditadas e estão proibidas de voar. O aeroclube informou acreditar que o processo seja "temporário".


Fonte: G1

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Cadastre-se

  • facebook
  • instagram

©2021 by GPC+. Grupo Procópio de Comunicação

Logo-1080-GPC.png
NOVO-LOGO-PROCÓPIO-TV.png
LOGO-RÁDIO-PROCÓPIO-ALTA-DEFINIÇÃO.png
Logo GPC+.png
bottom of page