top of page

Ataque aéreo contra talibãs causou morte de mais de 30 civis no Afeganistão, diz governador.

  • Allan Procópio
  • 6 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Bombardeios ocorreram neste domingo no distrito de Bakwa, em Farah, onde os insurgentes tinham instalações para processamento de ópio.


Mais de 30 civis estão entre os 150 mortos de um ataque aéreo da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra dezenas de laboratórios de fabricação de drogas dos talibãs na província de Farah, no oeste do Afeganistão, de acordo com um governante local.

Os bombardeios ocorreram neste domingo no distrito de Bakwa, em Farah, onde os insurgentes tinham instalações para processamento de ópio.


Na operação realizada por forças afegãs e americanas, "68 laboratórios de drogas foram destruídos e 150 talibãs morreram, enquanto outros 40 terroristas ficaram feridos", informou o Ministério do Interior em comunicado, no qual não apresenta qualquer informação sobre vítimas civis.

No entanto, o governador de Bakwa (distrito da província de Farah), Abdul Ghafoor Mujahid, disse à Agência Efe que dezenas de civis, alguns deles trabalhadores dos laboratórios de fabricação de drogas, estão entre os mortos.


De acordo com o governador, "mais de 30 civis morreram na operação", a maioria deles aldeões que trabalhavam nos laboratórios por salários diários e que não eram membros nem combatentes dos talibãs.

Entre os mortos estão "seis integrantes de uma família cuja casa ficava perto de um laboratório e foi destruída pelo bombardeio", disse Mujahid.


Dadullah Qani, membro do Conselho Provincial de Farah, que também confirmou para a Efe os ataques, situou em "mais de 20" o número de civis mortos.


De acordo com o comunicado das autoridades, o Ministério do Interior dirigiu a operação com base em "coordenadas precisas e exatas e informação dos órgãos de inteligência com apoio aéreo de forças estrangeiras".


Segundo o Ministério do Interior, esses laboratórios geravam receitas de US$ 1 milhão por dia aos talibãs.


A Otan e o escritório do porta-voz das forças americanas em Cabul foram consultados pela Efe a respeito, mas preferiram não fazer comentários sobre as operações e remeteram à informação oficial do governo afegão.


Por sua vez, o porta-voz talibã Qari Mohammad Yousef Ahmadi informou que "51 civis foram assassinados e 26 ficaram feridos em ataques aéreos dos invasores americanos e suas marionetes (em alusão às tropas afegãs), realizados ontem no distrito de Bakwa, na província de Farah".


De acordo com o último relatório da Missão da ONU no Afeganistão (Unama, na sigla em inglês) as mortes de civis causadas pelas operações das forças afegãs e internacionais, pelo menos 305, no primeiro trimestre do ano no Afeganistão superam pela primeira vez as provocadas pelo Talibã e outros grupos.


Fonte: Portal G1

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Cadastre-se

  • facebook
  • instagram

©2021 by GPC+. Grupo Procópio de Comunicação

Logo-1080-GPC.png
NOVO-LOGO-PROCÓPIO-TV.png
LOGO-RÁDIO-PROCÓPIO-ALTA-DEFINIÇÃO.png
Logo GPC+.png
bottom of page