Mortes são causadas por diferentes fatores e não existe um padrão por localidade. Doenças e acidentes são variados e acontecem com pessoas de todas as faixas etárias e em qualquer lugar do mundo. Mas quais são as principais causas de mortes no Brasil?
Os dados do Ministério da Saúde (OMS) mostraram que o perfil nacional da mortalidade se modificou nos últimos anos. Na década de 30, as doenças infecciosas e parasitárias eram as responsáveis pela maior taxa de mortalidade no país (cerca de 46%), mas hoje esse cenário mudou.
Atualmente, as 6 doenças que mais matam no Brasil estão associadas ao estilo de vida contemporâneo: Agitação dos grandes centros, sedentarismo, estresse, má alimentação, consumo excessivo de cigarros e bebidas alcoólicas, entre outros. Além do estilo de vida, a falta de prevenção e também o uso errado de remédios farmacêuticos pioram ainda mais o quadro de saúde dos brasileiros.
Câncer
No Brasil, o número de fatalidades por conta do câncer aumentou mais de 30% em 15 anos. Entre os tumores, o maior responsável por mortes é o câncer no sistema respiratório (pulmões, traqueia e brônquios), em segundo lugar está o câncer de cólon e em terceiro o câncer de mama. No mundo, o câncer é responsável pela morte de uma a cada seis pessoas
AVC
Acidente vascular cerebral, Popularmente conhecido como derrame. No ano de 2005, essa representou 31,7% das causas de morte por problemas circulatórios no Brasil e 10% das mortes totais do país. Ainda dentre as doenças vasculares, a doença isquêmica do coração representa a segunda maior causa de óbitos no Brasil, em especial, o infarto agudo do miocárdio. Foi contabilizado que no ano de 2005, 84.945 pessoas morreram em decorrência de infarto no país. Avaliando-se as 10 primeiras causas de mortes no país, encontram-se mais duas causas de etiologia circulatória.
Pneumonia e outras doenças respiratórias
A Pneumonia é uma das doenças respiratórias que mais mata! Já foram registradas um total de 139 mil mortes relacionadas a doenças respiratórias no período de um ano, sendo que quase 80 mil dessas mortes foram ocasionadas pela pneumonia.
Infarto
As doenças cardiovasculares matam mais de 70 mil brasileiros por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o infarto agudo do miocárdio (conhecido popularmente como ataque cardíaco) é a causa de mais de 15 milhões de mortes no mundo. O infarto ocorre quando o fluxo que leva o sangue até o miocárdio é bloqueado por um tempo, de modo que o músculo cardíaco sofra danos ou morra. Pode ser fatal, mas se diagnosticado e tratado logo, é possível evitar danos cardíacos.
Acidente de trânsito
Os acidentes de trânsito geram altos índices de mortalidade tanto nos países mais ricos quanto nos mais pobres, com 1,2 milhão de mortes em 2017.
Embora muitos países de renda alta tenham visto quedas significativas nas mortes nas estradas nas últimas décadas, globalmente o número de mortes no trânsito quase permaneceu o mesmo.
Suicídio e homicídio
cresceu o número de pessoas que morreram em suicídios ou homicídios.
No Reino Unido, as mortes por suicídio estão 16 vezes maiores, e é a principal causa de morte de homens entre 20 e 40 anos.
Fontes:
Exame. Abril
Portal G1
Saúde. Abril
Comments